Transtorno bipolar

Transtorno bipolar

 

 

O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos ou alternados, de mania a depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, eufuria e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão), entre os episódios é comum que passe por períodos de normalidade.

Deve-se levar em conta que esse distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos", altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um destúbio.

As mudanças de humor do destúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas. Quando tanto a depressão quanto a mania são mais leves mas mais duradoura o transtorno passa a ser classificadas como ciclotimia.

O doente de destúrbio bipolar era também comumente chamado de "maníaco-depressivo", entretanto esse termo não é mais usado atualmente entre os psiquiatras, que padronizaram o uso de kraepelin do termo depressão maníaca para descrever o aspecto bipolar com um todo, que conclui tanto o distúrbio bipolar como a depressão; eles agora ulilizam destúrbio bipolar para descrever a forma bipolar da depressão maníaca.

A natureza e duração variam grandemente de uma pessoa para outra, tanto em intensidade quanto em duração. 

A depressão maníaca foi inicialmente descrita no século XIX pelo psiquiatra Emil Kraepelin, que publicou seu conhecimento da doença em seu Textbook of Psychiatry. Existem várias variações do distúrbio bipolar.

 

TIPO I: Predomínio da fase maniaca com depressão mais leve (distimia). 

TIPO II:predomínio da fase depressiva com mania mais leve (hipomania).

MISTA: quando os episódios possuem várias características tanto de mania quanto de depressão simultaneamente.

CICLOS RÁPIDOS: quando os episódios variações de humor deram menos de uma semana.

CICLOTIMIA: os sintomas são persistentes por pelo menos dois  anos, período  em que os sintomas de hopomania são leves e depressão ou distimia não são tão profundos para ser qualificado como depressão maior.

 

 Como Controlar

 

Para controlar as mudanças de humor é necessário regularmente .

Acompamamento por médicos (psiquiatras) psicanalistas ou psicológo.

Uso de medicação prescrita conforme recomendação médica.

O uso da medicação é importante porque é comum o paciente de bipolaridade interromper a terrapia medicamentosa.

A interrupção no uso de medicamentos recomendados, desencadeia novos episódios da conduta característica  a essa condição  estado de depressão mais intensa e maior exaltação na euforia.

Restrição ao uso de alcool, drogas, e cafeína.

Vida saudavel com horas de sono suficientes e em horário regular, alimentação equilibrada, e atividade física adequada.